Sobre o AVAH

 

Ambiente Virtual de Aprendizagem Hibrido

 – AVAH –

O AVAH foi planejado e desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia (SME) utilizando-se de tecnologias e software livre, e aberto, de gestão de conteúdo na internet, versão gratuita  do WordPress (https://wordpress.com).

O AVAH é uma plataforma digital construída para contribuir com os professores no gerenciamento de conteúdo, permitindo o acompanhamento continuado do desempenho dos educandos. 

Não se trata de uma plataforma de Educação a Distância (EaD), mas, da expansão da sala de aula física (presencial), com a possibilidade de desenvolvimento de ensino híbrido e outras metodologias ativas. 

A plataforma possui dois espaços distintos: 

1) Website, uma página de internet para interação entre a instituição e a família/ educando, na seção Fique por Dentro: a instituição poderá divulgar seus projetos e ações pedagógicas, informações gerais para a comunidade escolar, oportunizando maior transparência das ações desenvolvidas, aproximando-se de sua comunidade escolar.

2) Sala Virtual, espaço de aprendizagem personalizado, por modalidade, agrupamento e componente curricular, administrado pelo professor regente da turma, espaço de interação e interatividade com seus educandos. Possibilita ao professor a elaboração de atividades pedagógicas diversas, aplicação de avaliações, desenvolvimento de projetos de aprendizagem, atividades complementares e integradas. 

 



 

 

 

Para a criação do AVAH, A SME contou com a parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec), disponibilizando espaço para a hospedagem e armazenamento de todo o banco de dados da plataforma, além de contar com a criação de um domínio próprio para o ambiente (avah.goiania.go.gov.br)

A Plataforma AVAH foi idealizada como espaço de aprendizagem híbrido, individualizado por instituição educacional, ou seja, cada instituição terá seu próprio ambiente virtual de aprendizagem.

Em resumo, o  AVAH tem por objetivo contribuir com a criação e disponibilização de espaços diferenciados para o ensino e aprendizagem.

Portanto, não será um ambiente exclusivo para o uso durante a “permanência” da pandemia (covid19) em aula não presenciais. 

É importante salientar, que em agosto de 2020 a SME, lança a versão 1.0 da ferramenta, que será utilizada por todos os professores e educandos da RME, no desenvolvimento de aulas on-line. Para o ano letivo de 2021, a SME fara os ajustes e adequações necessárias e sugeridas para a implementação da versão 2.0.